benefícios de saúde da música
Entretenimento

Alguns dos benefícios de saúde da música

A música não é apenas para entretenimento; também pode afetar sua saúde positivamente. A música pode trazer de volta uma memória muito especial e também fazer você se sentir no topo do mundo. Pode induzir a felicidade e fazer você se sentir calmo. O cérebro humano é capaz de processar várias partes da música, incluindo ritmo, ritmo, melodia e afinação. 

Música lenta pode diminuir sua pressão arterial, respiração e batimentos cardíacos, enquanto uma música rápida pode fazer o oposto. A música pode ter um impacto único em sua saúde e aumentar a quantidade de dopamina produzida em seu cérebro, o que pode aumentar seu desempenho mental e função cerebral. Neste artigo, discutiremos alguns dos impactos positivos da música no cérebro.

benefícios de saúde da música

  • Isso pode melhorar o humor: a música pode melhorar bastante seu desempenho mental. Quando você ouve música, pode ajudar a regular suas emoções, fazer você se sentir relaxado e mais feliz em sua vida cotidiana
  • Redução do estresse: a música também é confiável para a redução do estresse. Quando você ouve uma música ‘relaxante’, isso ajuda a reduzir o estresse e a tensão, ajudando a relaxar. Músicas lentas ou relaxantes têm ritmo lento, sem letras e tom baixo. Ele pode diminuir sua ansiedade e estresse em indivíduos saudáveis, bem como em indivíduos que estão passando por procedimentos médicos, como colonoscopia, odontologia, cirurgia e assim por diante.
  • Redução da ansiedade: a música também pode fazer você se sentir menos ansioso do que antes. A ansiedade é uma das principais causas de várias doenças médicas. A ansiedade também pode agravar algumas condições médicas. Ouvir música pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar o bem-estar do paciente, além de ajudar o indivíduo a melhorar mais rapidamente.
  • Melhoria no exercício: a música pode ajudar a melhorar a taxa e o resultado do exercício. Ele pode melhorar o exercício aeróbico e também melhorar sua estimulação física, além de aumentar sua capacidade mental. Ouvir música durante os exercícios pode ajudar a melhorar seu desempenho geral.
  • Melhoria na memória: a  música possui elementos repetitivos de melodia e ritmo que podem ajudar o cérebro a formar padrões capazes de melhorar a memória. Estudos mostram que ouvir música pode ajudar os sobreviventes de AVC a melhorar sua memória verbal, permitir uma atenção mais focada e também reduzir a confusão.
  • Alívio da dor: a música também pode atuar como um analgésico. Estudos mostram que os pacientes que ouvem música antes, durante e após a cirurgia experimentam menos dor e obtêm satisfação geral quando comparados aos pacientes que não ouvem música nas mesmas condições.
  • Garantia de conforto: você pode aprimorar a comunicação via musicoterapia. Também pode ajudá-lo a superar a raiva, a solidão e o medo, o que pode afetar negativamente a sensação de conforto. A musicoterapia tem sido utilizada com sucesso em pacientes que recebem cuidados no final da vida ou doenças graves